Gerações são conectadas por meio de histórias pessoais da vida.

Famílias em África estão-se envolvendo cada vez mais na procura de histórias pessoais e de seus familiares.

As pessoas estão descobrindo que, para entender melhor quem são, elas devem saber as histórias de membros da família que viveram antes deles. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão entre aqueles que têm o desejo de se conectar de uma maneira pessoal ao longo de gerações, pesquisando sua história familiar, reunindo histórias pessoais escritas, preservando histórias orais e gravação de entrevistas com as experiências de vida de membros idosos da família para o benefício da posteridade.
Os Mórmons acreditam que a família foi ordenada por Deus. Eles também acreditam que a família é a unidade fundamental da sociedade e essencial ao plano eterno de Deus para Seus filhos. Essa crença impele os membros mais velhos da Igreja a compartilhar os momentos de mudança importantes de suas vidas, com filhos e netos que, ao ouvir e preservar estas experiências desenvolvem um forte senso de família e de posse. Com o conhecimento de relatos de força sobre a adversidade de seus antepassados ​​, filhos e netos tornam-se mais bem equipados para superar desafios difíceis em suas próprias vidas.
" Ao contemplarmos o que aqueles antes de nós passaram para que pudéssemos estar aqui, como nós sentimos a sua fé e coragem e sentimos o seu amor por nós e nosso amor por eles, percebemos o que é realmente importante", disse o ex- líder da Igreja Élder John H. Groberg  numa conferência mundial dos Santos dos Últimos Dias em 1980: "Percebemos que os chamados problemas, só os vemos quando tiramos os nossos olhos da nossa meta eterna. "

Os Santos dos Últimos Dias concentram-se na história familiar por outra razão: - a crença de que as famílias podem estar juntos depois desta vida . Eles pesquisam nomes e outras informações e cerimonias  sagrados e ritos podem ser realizados em nome de seus antepassados ​​em templos SUD, exercendo , assim, a fé de que eles vão estar ligados aos entes queridos como uma família eterna.

Jovens Mórmons em todo o mundo estão cada vez mais envolvidos na busca de histórias pessoais e histórias de seus familiares.

" Não é coincidência que o FamilySearch e outras ferramentas têm vindo sucessivamente num momento em que os jovens estão tão familiarizados com uma vasta gama de tecnologias de informação e comunicação ", disse o Élder David A. Bednar , um membro do Quórum dos Doze Apóstolos , um dos órgãos sociais seniores da Igreja.

Exemplos dessas ferramentas são o Family Tree e Memórias Características recentemente lançados pela FamilySearch. O novo recurso de memórias permite aos usuários enviar e gerenciar facilmente fotos de família online e contar suas histórias ancestrais favoritas. Com fotos, os rostos podem ser identificados e ligados aos perfis dos respectivos antepassados, ​​na árvore genealógica de um usuário, garantindo que eles sejam acessíveis às gerações futuras . Fotos e histórias também podem ser perfeitamente compartilhadas via Facebook , Twitter, Google+, e -mail.

Nossa família tem um testemunho real sobre a veracidade do Evangelho Restaurado através do  Profeta Joseph Smith, e do Livro de mórmon.
Durante muito tempo nós vivemos numa cidade do nordeste de Angola, onde a Igreja ainda não está organizada. Nós nos reuníamos em família, cada domingo, durante três horas na sala de estar e, ali líamos histórias do livro de mórmon infantil, da bíblia, dos ensinamentos dos profetas, da Aliahona. Nós fazíamos as noites familiares, brincávamos e cantávamos hinos. Depois de muitas orações o Senhor propiciou-nos uma mudança para a capital onde a Igreja já ´estava organizada e cujos passos eu tive o privilégio de acompanhar, desde a legalização da Igreja  e a 1ª reunião de Santos em Angola em outubro 1992, com o Elder Tingey;  a criação do 1º ramo em Luanda em1996, a chegada dos 1ºs missionários a Luanda, O início do seminário e Instituto, a incrível dedicação de Angola, enfim... Faço uma reminiscência e lágrimas rolam-me pelo rosto porque meu coração aquece  e sinto: O Senhor me ama, o Senhor ama a minha família.

Tenho uma filha especial com uma fé inabalável.

Tenho um filho na missão Cape Town que fazia parte de uma banda de música, tenho uma filha a estudar na LDS BC em Salt Lake está neste momento aguardando pelo chamado para a sua missão, tenho outro filho que está se preparando para servir uma missão e ainda mais duas filhas que estão fazendo o seu progresso pessoal. Tenho uma neta maravilhosa com talentos incríveis e com foco numa missão de tempo integral também!

Amamos esta Igreja de Deus na terra. Sempre nos preocupamos em aperfeiçoar nossas personalidades, nossos caracteres, para sermos mais semelhantes a Cristo. Temos a figura de Templo em cada comodo de nosso apartamento, porque sempre procuramos cumprir com os conselhos do nosso Profeta Monson. Nós o amamos e sempre oramos por ele e por nossas autoridades gerais e seculares. Nós sabemos que os templos são a Casa do Senhor na terra.

Fazemos nossa genealogia e ordenanças pelos nossos antepassados. Sentimos que esta obra é a Obra do Senhor, fazemos parte dela com diligência e atenção, e estamos prontos a segui-lo e perseverar até ao fim de nossos dias, arrependendo-nos diariamente e esforçando-nos para sermos realmente um exemplo, ou sela, um verdadeiro Santo dos últimos Dias.