Pontos de Vista

Usar a Expiação para Superar a Dúvida e o Medo, Ensina a Irmã Stephens

Embora vivamos no que o apóstolo Paulo chamou de “tempos trabalhosos”, as pessoas podem chegar a um conhecimento da verdade, disse a irmã Carole M. Stephens, primeira conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro, durante um recente devocional.

“Recebemos revelação pessoal e conhecimento da verdade pelo poder do Espírito Santo”, observou a irmã Stephens. “O Senhor ensinou: ‘Eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração. Ora, eis que este é o espírito de revelação (…) portanto este é teu dom; usa-o’”.

Ao contar uma história sobre uma recente viagem familiar à vários lugares no leste dos Estados Unidos, a irmã Stephens disse que todos na viagem foram convidados a compartilhar uma experiência memorável. Maggie de cinco anos de idade disse que seu lugar favorito era o Bosque Sagrado. Quando perguntada por que aquele era seu lugar favorito, Maggie pensou por um momento e respondeu: “Não sei explicar. É só uma coisa que senti quando estava lá”.

A irmã Stephens então disse: “Precisamos aprender também a confiar na voz mansa e delicada do Espírito. Por meio do sacerdócio e da imposição de mãos, recebemos o privilégio de usufruir da constante companhia do Espírito Santo, um membro da Trindade, ao permanecermos dignos”

O processo de aprender a reconhecer como o Espírito fala em experiências simples diárias é crucial, disse ela. “O acusador, que é Satanás, buscará enfraquecer sua fé. Ele tentará preencher sua mente com sentimentos de dúvida e incapacidade, desejando privá-las da confiança e de ouvir os sussurros do Espírito Santo que vêm à sua mente.

Às vezes, mesmo uma pergunta simples pode nos fazer duvidar de nós mesmos e enfraquecer nossa determinação”. Algumas vezes as dúvidas vêm do adversário e algumas vezes vêm de dentro quando as pessoas questionam em sua mente o que elas sabem ser verdade em seu coração.

Algumas vezes, uma situação cheia de barulho, responsabilidades e dúvidas de outros pode levar as pessoas a questionarem coisas que elas sabem ser verdade. A irmã Stephens disse: “Existem momentos em nossa vida quando a distração e o medo ameaçam superar nossa fé. É exatamente nesse lugar que o adversário quer que fiquemos — tão vencidos pelo medo que somos incapazes de agir ou nos negamos a fazê-lo. Mas a fé é um princípio de ação”.

Todo mundo, de vez em quando, acaba cercado de barulhos e sobrecarregado com responsabilidades e começa a enfraquecer espiritualmente. Algumas vezes, esse enfraquecimento pode ser causado pelo peso do pecado, disse a irmã Stephens. “Podemos e precisamos aprender a confiar no poder que fortalece, capacita, santifica, cura e conforta por meio de Sua Expiação”.

Estabelecer o hábito de orar, ler as escrituras e frequentar o templo, permitirá que o Espírito seja um companheiro constante e convidará o poder positivo e repleto de fé da Expiação de Jesus Cristo em nossa vida diária e nos manterá seguros no caminho de volta ao lar, disse a irmã Stephens. “Somos abençoados por saber que somos filhos e filhas amados de pais celestiais, temos natureza e destino divinos e sabemos que fomos ensinados antes de termos vindo à essa vida”.

Ao aprender como reconhecer e confiar nos sussurros do Espírito e nas palavras dos profetas vivos, Deus nos guiará de volta ao lar.

“Vocês conhecem a verdade”, disse a irmã Stepehens. “Vocês sentiram a influência do Espírito em sua mente e seu coração. Quando vozes de dúvidas lhe fizerem aquela pergunta — ‘Você tem certeza?’ — lembre-se do conselho do Presidente Dieter F. Uchtdorf : ‘Duvidem de suas dúvidas antes de duvidarem de sua fé’. E responda com confiança: ‘Sim! Com certeza! Tenho certeza!’”

A irmã Stephens falou em um devocional em 24 de fevereiro na BYU-Idaho.