Significado da roupa de Domingo

Significado da roupa de Domingo para os membros de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Os Santos dos Ultimos Dias aos domingos têm uma especial atenção ao seu vestuário por causa das reuniões sacramentais, vestindo-se de forma modesta. Os homens  usam camisa branca (ou azul) , gravata e calças sociais.  As mulheres usam blusas recatadas e saia até ao joelho ou vestidos iualmente recatados

Mas porquê que os Membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fazem questão de estarem vestidos de acordo com esse padrão?

Desde os tempos antigos até os modernos, sempre fomos convidados a  apresentarmo-nos da melhor forma possível, por dentro e por fora ,sempre que entrarmos na casa do Senhor. E uma capela do Distrito ou estaca SUD quando dedicada é chamada de “Casa do Senhor”. As nossas vestimentas não necessitam de ser caras mas somente devem demonstrar recato, dignidade e respeito.

É na reunião sacramental que partilhamos o Sacramento, que simboliza a Expiação de Jesus Cristo.  Da forma que nos apresentamos ao domingo é da mesma forma que entramos nos Templos.

A nossa forma de vestir dá a primeira impressão que somos discipulos de Cristo, que em espirito de adoração somos mansos e puros de coração, e que desejamos verdadeiramente  que o Espírito do Senhor habite diariamente connosco.

Os homens que sejam portadores do sacerdócio usam camisa branca que representa pureza e dignidade, a gravata demonstra conhecimento e aptidão para agir em nome de Jesus Cristo e, por fim as calças sociais como simbolismo de masculinidade.

Quanto às mulheres a saia ou o vestido é a representação de feminidade e o seu próposito no plano de salvação como adjutora de Deus no Plano de Salvação, trazendo os Seus filhos à terra. A saia ou vestido também representa  castidade, virtude e dignidade da mulher.

Deus não deixará de nos amar tão poco irá deixar de ouvir nossas orações se não estivermos vestidos apropriadamente. Mas usar roupas de acordo com o padrão é um acto de fé e amor a Ele. Da mesma forma que nos preocupamos em estar bem apresentados quando vamos a uma entrevista de emprego ou uma outra ocasião especial, devemos ponderar quando vamos à casa do Senhor.

No entanto são iguamete aconselhados  a serem bem cuidadosos  no dia-a- dia, com o tipo de mensagem que querem enviar quando se vestem.

“Os servos do Senhor sempre nos aconselharam a vestir-nos adequadamente para mostrar nosso respeito pelo Pai Celestial e por nós mesmos.” - Thomas S. Monson