Moças visitam o lar Bakita num ato de Solidariedade

As moças do Distrito de Luanda visitam as moças do Lar Bakita

Joseph Smith, o profeta da restauração, disse:

"(...) e como a longanimidade, paciência e misericórdia sempre caracterizaram o modo de nosso Pai Celestial lidar com os humildes e penitentes, sinto-me disposto a seguir Seu exemplo, valorizar os mesmos princípios e, ao fazê-lo, tornar-me um salvador de meus semelhantes.”
Joseph Smith - O Poder do Perdão, Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Cap. 34

As vezes somos salvadores em pequena escala dos outros, seja espiritualmente ou materialmente quando atendemos a suas necessidades.

Disse o Apóstolo Tiago, em Tiago 2:

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."

Que possamos  crer e mostrar esta crença pelas obras que nos distinguem como Santos de Deus.

Dia 22 de Fevereiro, pelas 15h10min, a organização das Moças do Distrito de Luanda na companhia de algumas moças se deslocaram ao lar BAKITA para um acto de serviço que foi a doação de pares de calçados.

O lar BAKITA existe desde 2005 e acolhe somente jovens do sexo feminino, dos 8 anos aos 18 anos.

É gerido por 3 freiras e uma coordenadora; as jovens mais velhas também auxiliam nos cuidados das mais novas. Fomos recebidas por umas das freiras, a irmã Jacinta que nos falou um pouco dos objectivos e dificuldades que a mesma atravessa para conseguir integrar estas crianças na sociedade.

Neste momento o lar conta com 49 crianças, 6 delas em abandono total sem contacto com familiares, e outros  por motivos de maus tratos no seio familiar, nomeadamente pais alcoólicos, órfãos, e ainda crianças que vivem em áreas de Angola onde não existe a menor possibilidade de uma educação académica por não existir escolas.

Dentro do lar lecciona-se desde o a Iniciação até à 6ªclasse, depois têm de ser inseridas em colégios particulares onde pagam uma taxa mínima (9000kz).

Teresa Santana, segunda conselheira das Moças do Distrito de Luanda explica :

"Iniciamos a actividade com um Hino da nossa Igreja ( Amai-vos uns ao outros), cantado por líderes e moças; fizemos uma oração e recitamos o lema das Moças; e em seguida, uma breve explicação em relação ao que o Pai Celestial espera de cada uma das moças de seu rebanho.

Fizemos a distribuição dos calçados com muta alegria e saímos dançando ao som de um cântico alegre da parte deles, despedindo-nos e desejando que regressemos."