Danny Merrill e sua esposa, Patrícia, vão começar uma nova missão em Angola da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (muitas vezes chamados de Mórmons) com sede em Luanda, a 29 de Junho de 2013. O senhor Merrill, que será referido como Presidente Merrill, irá presidir uma missão com aproximadamente 1300 Membros da Igreja e 40 missionários. Missionários estes, espalhados por 7 congregações, denominadas Ramos. Existem Cinco Ramos em Luanda, um no Lubango e outro no Huambo.
A razão é que Preside uma missão no seu todo e não os membros diretamente pois são presididos por líderes locais de ramo e distrito. O Presidente Merill preside sobre os líderes locais dentro de parâmetros estabelecidos e não em tudo, e estes sobre os membros nas suas respectivas mordomias dentro do distrito.
Fora do distrito eles preside os lideres dos ramos e grupos também estes as suas congregações.
"Estamos ansiosos para nos envolver neste trabalho, levar indivíduos e famílias a conhecer melhor Jesus Cristo, ajudar no crescimento e desenvolvimento dos membros e filhos do Senhor em Angola," disse o Presidente Merrill.
Aos 59 anos, Merrill traz uma longa experiência na liderança da Igreja para este novo desafio. Ele serviu uma missão voluntária de tempo integral de dois anos na sua juventude, em São Paulo, Brasil, onde aprendeu a falar português. Porque a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não tem nenhum ministério pago, ele continuou como líder leigo da juventude e grupos congregacionais em várias posições desde então. A irmã Merrill também esteve em muitos trabalhos de liderança com crianças, jovens e mulheres adultas.
A missão em Angola está sendo formada e separada da missão de Moçambique com a qual tem sido associada desde que a Igreja foi legalizada em Angola em 1993. Missionários, com idades compreendidas entre 18 e 26 anos de idade, agora são chamados directamente à missão de Angola e servem sob a direcção de Presidente Merrill. Os Missionários Mórmons, doam voluntariamente seu tempo (dois anos para os homens, 18 meses para as mulheres) para ajudar as pessoas em todo o mundo a aproximar-se de Jesus Cristo. É um esforço que exige uma ética de trabalho, persistência e determinação. Actualmente a Missão Angolana tem apenas homens jovens e alguns casais seniores, mas poderá eventualmente, incluir jovens missionárias.
O Presidente Merrill frequentou a Universidade do Arizona, é formado em contabilidade. Durante sua carreira trabalhou numa agência de seguros, onde junto a sua esposa, usou sua própria formação académica nos negócios. Posteriormente trabalhou numa fazenda de gado. Além de negócios e liderança da Igreja, foi também ativo em assuntos cívicos, servindo por vários anos em empresas Regionais de cooperativas de potência eléctrica.
Além do idioma, formação e tutoria, o Presidente Merrill e sua esposa participaram em discussões regulares com um tutor pessoal no MTC (Centro de Treinamento de Missionários), em Provo. Conversas semanais via telefone e computador facilitavam a formação.
Formações contínuas em tarefas múltiplas, como presidente de missão, vêm ajudar todas as situações que poderão ocorrer durante o tempo que ele vai permanecer nesta missão. Um seminário intensivo de quatro dias no final de Junho concluirá o período de Treinamento formal.
O Presidente e a irmã Merrill têm 6 filhos e 22 netos que são o foco de suas vidas. No entanto, apesar de terem de faltar a vários eventos familiares durante uma ausência de três anos de casa, eles estão animados e dispostos a aceitar o chamado para servir como Presidentes de Missão.