Convenção de Professoras Visitantes do Distrito de Luanda

No dia 28 de Setembro do corrente ano, na Capela de Luanda 2, sob a égide da Sociedade de Socorro do Distrito de Luanda, realizou-se uma Convenção de Professoras Visitantes, com a participação de todos os Ramos. Estiveram presentes as líderes da Sociedade de Socorro do Distrito, bem como as presidências dos Ramos de Viana, Morro Bento, Cassequel, Benfica e Luanda1.

O Encontro serviu para fazer um balanço das visitas em  cada Ramo, principais impedimentos e dificuldades encontradas pelas   duplas de professoras visitantes.

mais destacadas e principalmente para orientar as líderes da Sociedade de Socorro para um trabalho mais eficaz e sobretudo mais espiritual.

Num ambiente agradável, bem decorado, as participantes ainda tiveram o privilégio de assistir uma peça de teatro, retratando os vários tipos de duplas de professoras visitantes em desenvolvimento espiritual... Foi caricato o exemplo  de uma família angolana visitada apressadamente por uma dupla onde uma das intervenientes carecia de ajudaespiritual, emocional e social, o que motivou a nossa meditação em formas de melhorar nossas actitudes perante os problemas.

Ainda houve um desfile, intitulado "Miss  Professoras Visitante", antecedido por  um outro cujo tema era,  “O Chapéu do passado e do presente”. Os chapéus constituiam um meio  para definir o “estilo” peculiar das professoras visitantes. Foram muitos os estilos de chapéus mas, destacaram-se as seguintes:»»»»

FLORA PRIMEIRA DO MÊS (com 1° Lugar em todo ele). A Irmã FLORA PRIMEIRA DO MÊS  -é aquela que sempre faz as suas Visitas na primeira semana do mês e se preocupa que  todo o mundo saiba que ela fez cedo! Vangloria-se dela sempre que pode. A Flora deve manter em mente que o verdadeiro significado de Professoras Visitantes é preocupar-se com as irmãs que visita e não é só uma marca ao lado de seus nomes, de visita feita.

TÂNIA TIC-TAC (relógios impressos de computador e fita sobre todo o chapéu - a irmã fica olhando em seu relógio, como se ela estivesse atrasada para algo). Nossa próxima modelo é a Irmã TÂNIA TIC TAC. Tânia sempre tem suas Visitas feitas em exatamente 10 minutos! Não importa que temas estão sendo discutidos, quando os 10 minutos se completam, ela prontamente sai! É importante lembrar-se de manter suas visitas breves, mas as Professoras Visitantes não devem observar o relógio e fazer suas Irmãs sentirem-se como se fossem um peso nem de estarem tomando um tempo valioso.

MARIA ANOTA (post-it sobre todo o chapéu com "fiz minhas visitas de Professoras Visitantes!" escrito neles, tem uma caneta amarrada a um barbante e pendurada no chapéu.) A próxima modelo é Irmã MARIA ANOTA. Irmã Maria sempre faz suas visitas sem marcar com antecedência, sempre vai quando sabe que suas irmãs não estarão em casa! Maria então irá embora e colocará um post-it na porta, então a irmã saberá que ela foi visitada! Professoras visitantes sempre devem marcar antes e devem programar os compromissos.

GLADIS FOFOCA (balão de falas no chapéu, fofocando, rindo, cochichando). Agora temos a Irmã GLADYS FOFOCA. Gladis ama visitar, ela sempre dá uma mensagem, entretanto NÃO é a mensagem que ela devia estar dando. Ela ama compartilhar informações, MUITAS INFORMAÇÕES! Quando problemas pessoais são compartilhados, Professoras Visitantes devem tentar entender os sentimentos das irmãs e achar um meio de ajudar, sempre com um ouvido compassivo é uma ajuda enorme. Professoras Visitantes devem praticar habilidades do bom ouvir e não fofocar enquanto fazem as visitas, nem compartilhar informações confidenciais com outros.

Foi de facto uma tarde de divertimento e sobretudo de aprendizado, com destaque neste evento, das irmãs Sara Peão Valdes e Sandra Venâncio na organização e direcção.