Angola e África do Sul assinaram no dia 24 de Novembro em Pretoria um acordo de abolição de vistos para os cidadãos dos dois países com passaportes normais em visitas de 30 dias.
Os Santos dos Últimos Dias em Angola, terão a partir de então a possibilidade de visitar o Templo mais próximo, em Johanesburg mais assiduamente.
No templo recebemos ensinamentos, fazemos convênios e são-nos prometidas bênçãos. Recebemos ordenanças que nos permitem voltar a viver na presença de Deus.
Uma das ordenanças que recebemos no templo é a investidura. A palavra investidura significa “dádiva” ou “concessão”. No decorrer dessa ordenança, aprendemos sobre o propósito da vida, a missão e a Expiação de Jesus Cristo e o plano do Pai Celestial para Seus filhos. Vislumbramos como será a vida em Sua presença ao desfrutarmos a atmosfera serena do templo.
Outra ordenança do templo é o selamento, em que marido e mulher são selados um ao outro e os filhos são selados aos pais como família eterna. Isso quer dizer que, caso sejamos fiéis a nossos convênios, nossas relações familiares continuarão por toda a eternidade.
Além de recebermos essas ordenanças por nós mesmos, podemos recebê-las por nossos antepassados falecidos. Dessa forma, as pessoas que morreram sem receber ordenanças essenciais como o batismo, a confirmação, a investidura e o selamento têm a oportunidade de aceitar essas ordenanças.
Como é o templo por dentro?
O templo é um local de paz e santidade, longe das preocupações e da agitação do mundo. Todas as áreas do templo são mantidas com cuidado e primor, a fim de preservar um espírito de reverência. Como se trata da casa do Senhor e em virtude do trabalho sagrado lá realizado, no templo podemos sentir o Espírito em abundância, bem como a proximidade com o Senhor. Podemos receber revelações pessoais e força espiritual para ajudar-nos a vencer as provações. Essa é, em parte, a razão de recebermos incentivo para ir ao templo com frequência.
Como devo vestir-me ao ir ao templo?
Use trajes domingueiros recatados ao frequentar o templo. Não cometa exageros no vestuário nem na aparência. Vista-se como se fosse a uma reunião sacramental. Ao esmerar-se na limpeza e na boa apresentação, você mostra reverência e respeito ao Senhor e a Sua casa e convida o Espírito.
No templo há vestiários privativos onde você deixa suas roupas comuns e veste roupas brancas. Essa mudança de roupa serve de lembrete: você está deixando o mundo para trás temporariamente e entrando num lugar santo. As roupas brancas simbolizam a pureza, e o fato de todos se vestirem da mesma forma cria uma sensação de unidade e igualdade.
Quando devo receber minha investidura?
O mais provável é que você receba a investidura pouco antes de servir em uma missão de tempo integral ou de casar-se no templo. Membros solteiros com pouco mais ou pouco menos de vinte anos que não tenham recebido o chamado missionário ou que não estejam noivos e prestes a casar-se no templo não devem receber a recomendação para a própria investidura.
Os membros novos devem esperar pelo menos um ano, a contar do batismo e da confirmação, para receber a investidura.
Receber a investidura é um assunto de suma importância. Discuta-o com o bispo. Ore e pondere para saber quando estará pronto.
O que posso dizer às pessoas sobre minha experiência no templo?
Você pode falar da aparência interna e externar livremente os sentimentos que tiver no templo. Contudo, os convênios e as ordenanças do templo, inclusive as palavras empregadas, são coisas por demais sagradas para serem discutidas em detalhe fora do templo. Ao nos abstermos de comentários sobre essas coisas sagradas fora do templo, nós as protegemos de zombarias, escárnio ou desrespeito. Seja cuidadoso ao falar de suas experiências no templo.
Tenho familiares que não podem entrar no templo. O que posso fazer para que se sintam incluídos em meu casamento no templo?
Trata-se de uma questão delicada. Como o templo é a casa do Senhor e dedicada a Ele, para entrar lá, as pessoas precisam possuir uma recomendação válida para o templo, que atesta que estão seguindo os padrões estabelecidos por Ele. Contudo, as pessoas que não possuem recomendação são bem-vindas nos jardins do templo, e a maioria dos templos tem uma sala onde eles podem esperar enquanto os familiares estão sendo selados. Um casal com familiares impossibilitados de entrar no templo pode pedir ao bispo ou a outro membro da Igreja que fique com eles na sala de espera.
O casal também pode combinar com o bispo a realização posterior de uma reunião especial para parentes e amigos sem recomendação. Seria uma oportunidade para eles se sentirem incluídos e aprenderem sobre o casamento eterno. Embora não seja realizada nenhuma cerimônia e não haja troca de votos, pode haver troca de alianças nessa ocasião.
O que devo fazer em preparação para receber as ordenanças do templo?
Você pode preparar-se indo ao templo regularmente para realizar batismos vicários, participando de seminários de preparação para o templo organizados pelo bispo e estudando as escrituras e os artigos desta revista.
Você também pode preparar-se observando os padrões do Senhor relativos à dignidade para entrar no templo. Alimente seu testemunho a respeito de Deus, o Pai, de Jesus Cristo e de Seu evangelho restaurado. Obedeça à Palavra de Sabedoria e à lei da castidade. Apoie seus líderes da Igreja, pague um dízimo integral e assista às reuniões da Igreja. Seja honesto em suas interações com outras pessoas e certifique-se de que sua vida familiar se harmonize com os ensinamentos da Igreja. Cumpra seus convênios batismais a fim de estar pronto para receber os convênios mais elevados do templo