A Abertura de terra para a Construção da Primeira Capela em Angola

Santos angolanos reúnem-se para celebrar a primeira capela a ser construída no seu país.

No sábado, 9 de julho de 2022, os santos em Angola reuniram-se para iniciar oficialmente a construção da primeira capela em Angola.

Nos últimos 37 anos, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que vivem em Angola têm participado das reuniões dominicais em edifícos emprestados ou arrendados.

Cerca de 60 membros da Igreja reuniram-se para presenciar a primeira cerimónia de abertura de terra em Angola. Este marco na história da Igreja foi presidido pelo Élder Amando A. Feijó, Setenta de Área que compareceu com sua esposa, Irmã Dionysia Feijó e foi acompanhado pelo Presidente Nuno Campos -- Presidente da Estaca Luanda -- e pelo Presidente Scott Skyes e Irmã Jennifer Sykes, líderes da Missão Angola Luanda.

O irmão Bernardo Luzitica, que foi um dos primeiros membros de um pequeno grupo de membros da igreja em Angola, disse que a construção daquela capela tem um grande significado para ele. “Devemos agradecer ao Pai Celestial. Há muito tempo que esperávamos para ter uma capela”, disse ele. “Devemos agradecer ao Pai Celestial por ser um dos primeiros membros e por participar da primeira cerimónia de abertura de terra para a construção da nossa igreja.”

Angola tem membros da igreja vivendo no país desde 1985. A igreja foi oficialmente reconhecida em 1992 com o primeiro ramo organizado em 1996 na cidade capital Luanda. Em 2010, o Élder D. Todd Christofferson do Quórum dos Doze Apóstolos dedicou Angola para a pregação do evangelho e oito anos depois foi organizada a Estaca Luanda Angola.

Hoje, Angola tem mais de 4.100 membros, com uma estaca, oito alas e cinco ramos da Igreja. Estes santos têm sido fiéis e tem consistentemente orado por um lugar próprio para reunirem-se.

Os membros locais, há muito esperavam por este dia, desde que o edifício foi anunciado pela primeira vez em 2016. Desafios com licenças locais e várias mudanças de planta necessárias para satisfazer aos requisitos do código de construção locais atrasaram o início da construção por quase cinco anos.

O irmão Vusi Msiza, gerente do projeto de construção, disse que sentiu “muita pressão para que o projeto acontecesse por causa do entusiasmo e expectativa dos membros em Angola”. Ele disse que “sem a intervenção do Senhor não estaríamos onde estamos hoje. Sem as orações dos líderes e membros da igreja em Angola este edifício não teria sido construído.”

'A Capela Representará Algo Forte’

O Presidente Nuno Campos salientou a importância da cerimónia de abertura de terra, dizendo que está “a marcar o quadro histórico da Igreja em Angola… É um símbolo do progresso da Igreja aqui em Angola. Representa algo forte, muito espiritual e muito importante para os membros aqui.”

“Também estamos de portas abertas para a comunidade. Todas as pessoas aqui podem juntar-se a nós e adorar, conhecer a Deus e ensinar uns aos outros palavras de sabedoria e prestar serviço de todas as maneiras necessárias, tanto espiritual quanto temporalmente”, disse o Élder Feijó.

A construção está prevista para ser concluída em julho de 2023. O edifício será a sede da Estaca Luanda e acomodará três alas. Uma vez concluída, a capela será usada para serviços de adoração dominical, atividades para jovens durante a semana, incluindo aulas de educação religiosa, reuniões de grupo de mulheres e serviços comunitários na área de Luanda.